Dicas: Como fazer a escolha certa de tapetes?
Para compor uma decoração bela, é muito importante que todos os elementos do ambiente se complementem e gerem harmonia. Escolher um estilo de decoração, muitas vezes, é uma boa saída, porém, todos os elementos precisam ‘conversar’ entre si, gerando um ótimo apelo visual. Os tapetes, por exemplo, podem se tornar um item complementar para criar um ambiente diferenciado, trazem conforto visual, térmico e acústico, deixando o quarto mais aconchegante e agradável. Ainda somam à decoração do ambiente, tendo o poder de delimitar espaços, dar personalidade, colorir e até esconder um piso defeituoso ou indesejado. Escolher os tapetes para os diversos ambientes da casa não é uma tarefa fácil. Assim, separamos algumas dicas e imagens de tapetes na decoração para você se inspirar.
Tamanho e formas
Os tapetes na decoração se encontram em muitos estilos: coloridos, neutros, com diferentes texturas, formas e tamanhos. Por isso, é muito importante ter em mente que o mais bonito, nem sempre é o ideal para as necessidades do seu espaço. Os tapetes redondos, por exemplo, são mais usados em ambientes descontraídos e também acabam sendo uma boa saída para ambientes que não possuem muito espaço. Já os retangulares, mais retos, são ideais para a sala de jantar e sala de estar.
Como utilizar
O tapete pode ser utilizado como limitador do ambiente, facilitando visualmente onde começa e termina a sala, ou mesmo a circulação proposta em um espaço. Contudo, a atenção deve ser dobrada no momento de estabelecer a medida ideal do tapete. No caso das salas de estar ou TV, o correto é que o tapete esteja cerca de 20 cm – ou mais – abaixo de cada um dos móveis que compõem o ambiente. Em espaços de circulação como corredores onde não existem móveis, o tapete deve compor o ambiente preservando pelo menos 20 cm para se ver o piso existente em todos os lados.
Cores
Os tapetes na decoração podem ter estampas e cores diferenciadas, mas sempre se deve utilizar o bom senso, já que o item não deve ser encarado como um elemento à parte do espaço – pode se mesclar estampas, desde que elas estejam dentro do mesmo tom. Uma dica é dosar os móveis de cores mais neutras, caso os tapetes sejam mais coloridos e vice-versa. Se o sofá e os móveis forem neutros, use um tapete de cores mais marcantes. Caso o sofá tenha cores mais vibrantes, utilize um tapete mais sóbrio.
Texturas
As texturas também são ótimas para os tapetes e aí vai uma dica importante: prefira os mais fofinhos e altos para as áreas de descanso, como a sala e quarto, e os mais simples e práticos para as áreas onde podem ser sujos com mais facilidade como a sala de jantar e cozinha. Se você tem criação em casa ou animais de estimação, dê preferência aos modelos antialérgicos e que não sejam ásperos.
Outras dicas
–>Na hora de escolher a cor do tapete leve em consideração que junto com a cortina e o sofá, eles são as maiores peças do mobiliário, portanto não use as mesmas cores nessas três peças.
–>Para tapetes não existem regras de tamanho, no comprimento do sofá é sempre acerto.
–>Se o sofá e os móveis forem neutros, use um tapete de cores mais marcantes. Caso o sofá tenha cores mais vibrantes, utilize um tapete mais sóbrio.
–>Caso a intenção seja ampliar o espaço, a cor do tapete é muito importante, os efeitos claros e escuros dão a ilusão de o espaço ser maior, de acordo com o restante da decoração.
–>Se você desejar investir em um tapete com desenhos aposte em um que tenha em suas cores, pelo menos uma cor presente na decoração ou nas paredes.
–>Em sala de jantar o tapete deve conter a mesa e todas as cadeiras abertas para o uso. Ou seja, se sua mesa for de 1(um), metro quadrado seu tapete deverá ter dois metros quadrados.
–>Os tapetes redondos podem ser usados em halls de entrada ou em quantos de criança, onde podem ser deslocados com facilidade.
–>Para a sala de jantar ou espaços onde existem mesas e cadeiras, o ideal é que quando você arrastar a cadeira para sentar, ainda a deixe localizada no tapete, ou seja, no mínimo 60 cm além do tamanho da mesa