Dicas: Como incluir paisagismo na fachada da sua residencia
Para o paisagismo na fachada, é indispensável ao iniciar o projeto a observação cuidadosa da topografia, do conjunto da vegetação existente nas proximidades, do potencial da paisagem e principalmente o caminho do sol. A implantação adequada da obra em relação ao solo e ao entorno existente contribui muito para o resultado se tornar positivo.
Além dos ganhos materiais na qualidade do uso do espaço, como salubridade e conforto físico, deve-se levar em conta o fator psicológico que as possibilidades de paisagem agradável aos olhos oferecem. Uma obra arquitetônica que permite diálogo com a área externa oferece sensação de liberdade e de bem estar. É por isso que deve ser dada máxima atenção ao projeto de paisagismo. Além do papel de recuperação da área transformada pela obra, o paisagismo pode acrescentar e explorar as possibilidades que o uso do espaço oferece.
Há muitas maneiras de desenhar fachadas de sucesso, dependendo do jeito que se deseja chamar a atenção. Para alguns, a combinação entre cores contrastantes e formas bem definidas é a melhor maneira de expressar o estilo de vida de seus moradores; para outros, algo mais natural e delicado é perfeito. Dentro da segunda opção, os jardins frontais são ótimos para decorar a frente de casa, criando uma entrada convidativa e cheia de vida.
Venha conosco e aprenda mais sobre as diferentes formas de levar a natureza para a frente de casa!
–> Pérgolas com plantas
Cada vez mais utilizados no paisagismo, os pergolados são perfeitos para quem quer renovar a frente da casa sem intervir diretamente na estrutura da fachada. Estes elementos protegem a entrada e auxiliam na criação de um ambiente aconchegante, oferecendo sombra e um clima mais prazeroso nos dias ensolarados.
–>Jardim com espelho d’água
Este projeto traz um paisagismo cauteloso e bem planejado. As linhas retas das estruturas de acesso, como escada e piso de pedra, contrastam com a organicidade da vegetação. Inclusive, o espelho d’água conta com formas arredondadas e uma cor natural que nos remete a elementos encontrados na natureza.
–>Moderno e elegante
Lembramos que quanto mais em harmonia o jardim e a arquitetura estiverem, melhor será o resultado. Uma fachada moderna, de linhas retas e contrastes, pede por um jardim simples e discreto. A funcionalidade da arquitetura moderna dispensa detalhes em excesso.
–>Valorizando com a iluminação
Também é importante pensar em como será a fachada durante a noite. A iluminação valoriza o exterior da casa e traz mais segurança. Para deixar o jardim bonito o dia todo, as luminárias de piso têm um e feito impactante e atraente.
–> Muito verde e um entorno natural
Sempre que há mais espaço físico vale a pena apostar em um jardim amplo no acesso à casa. A vegetação rica em espécies de diversos tipos e tamanhos configura o ambiente ideal para estar em contato com a natureza.