Casa geminada vale a pena?
Vantagens de ter uma casa “gêmea”
A palavra geminada vem do latim “gemini”, que significa “gêmeos”. Uma casa geminada nada mais é então do que uma casa “gêmea” de outra. As duas são usualmente divididas por uma parede, como se fossem apenas uma construção, lado a lado. Tudo o que uma tem a outra também terá, mas em lados inversos. Ou seja, as duas são espelhadas.
Em outros países esta forma de construção já foi bem comum e pode ser vista em muitas cidades da Europa, principalmente em bairros históricos. Mas será que hoje ela vale a pena? Trazemos neste post as principais vantagens de escolher uma casa gêmea!
É mais barato
Uma das características mais vantajosas deste tipo de residência é o preço menor. Elas são, por norma, mais baratas, até porque compartilham a estrutura. Se você está procurando um local para comprar o valor deve ser levado ainda mais em conta. Fica possível dividir substituição de telhas no futuro, por exemplo, com os vizinhos, além de outros custos de obras/manutenção.
Espaços comuns
Dividir a responsabilidade da manutenção e o uso de espaços comuns como estacionamento, área de serviço ou área de lazer pode facilitar a sua vida e até ser menos solitário. Um churrasco com os vizinhos, por exemplo, pode ser bastante cômodo para ambos e eles podem, inclusive, acabar se tornando grandes amigos seus e da sua família.
Segurança
Muitas pessoas se sentem melhores quando há outras por perto nas quais podem confiar, sobretudo se vivem sozinhas. Quando você passar alguns dias fora saberá que tem alguém de olho na sua residência, especialmente se pedir.
Decoração de interior e exterior
Ainda que a fachada seja a mesma, você pode usar o dinheiro poupado para personalizar e deixar muito melhor o seu interior, que ficará mais valorizado. O jardim poderá também ser aproveitado de acordo com os seus interesses e destacar o que há de único na personalidade do(a) morador e sua família.
A decisão por uma casa gêmea não passa somente por estas vantagens que nós listamos ou pelas desvantagens, que também existem. Ela é fruto principalmente do do estilo de vida que quer você levar. Reflita sobre suas expectativas de moradia. O mais apropriado, de qualquer forma, é falar com um arquiteto ou engenheiro que poderá analisar seu caso de maneira individual e encontrar a solução para uma construção sustentável a longo prazo e que proporcione bem estar para todos os moradores. Se precisar de uma mãozinha, entre em contato conosco! Nós da Biaggioni Arquitetura temos profissionais especializados em todas as fases do projeto.