Reforma com Sustentabilidade
Veja que é possível reformar ou construir com menos impacto ambiental e maior aproveitamento dos recursos já existentes.
Em épocas que a consciência ambiental está em alta (e que bom), é extremamente importante que toda obra seja pensada e planejada para ser sustentável, e não haja impactos ambientais a curto, médio e longo prazo. Com algumas medidas, você não traz benefícios só para a sua vida, mas sim para a sua comunidade e para o mundo.
Atenção ao planejamento:
Aproveite as características do imóvel, como posicionamento no terreno e incidência de luz solar. Assim, as medidas são definidas de forma cautelosa evitando o exagero na hora da compra de materiais e o desperdício de recursos. A contratação de bons profissionais, contribui para essa tarefa.
Economize energia e água
Uma opção para que em sua reforma você possa a passar a consumir menos energia elétrica sem necessariamente mexer na parte estrutural, é mudar a cor das paredes e revestimentos por tonalidades mais claras, por exemplo. Os ambientes mais claros permitem um melhor uso da iluminação natural e reduzem a necessidade de iluminação artificial, economizando energia. Caso a reforma seja mais extensa, é interessante pensar em alternativas para o aumento do uso de luz natural, como a instalação ou ampliação de janelas e o uso de materiais feitos de vidro melhoram o aproveitamento de luz solar.
Quando o assunto é água, podemos pensar em um antigo vilão das residenciais: descargas antigas. Opte por vasos com caixa acoplada e dois botões de acionamento, que liberam quantidades diferentes de água. Outra forma de poupar água tratada é reutilizando a chamada água cinza, obtida da higienização de roupas e louças. Aproveite a reforma para incluir um sistema de captação e armazenamento de água para reuso na limpeza do chão do quintal.
Faça o descarte correto dos resíduos da sua obra
Até 70% dos resíduos sólidos gerados pela atividade humana são descartados de forma incorreta no meio ambiente, e você não quer que a sua obra faça parte dessa triste estatística não é mesmo? Antes de iniciar a obra se certifique sobre o descarte de entulhos na sua cidade, e sobre a separação dos resíduos adequadamente, mais uma vez vale lembrar que a contratação de profissionais também podem te auxiliar nesse processo.
Escolha materiais sustentáveis ou faça o reaproveitamento
O reaproveitamento de materiais é uma forma de economizar e evitar o desperdício. Você pode reutilizar itens que já existem em sua casa fazendo uma reinstalação ou até mesmo doando alguns deles para uso em outras obras. A compra de material de demolição também é uma alternativa econômica e sustentável, como por exemplo:
- madeiras certificadas ou vindas de demolição;
- cimento reciclado;
- tijolos ecológicos;
- tintas ecológicas à base d’água;
- materiais cerâmicos;
Além de um efeito lindo e único, trazem enormes benefícios sustentáveis.
Gostou dessas dicas? Quer uma construção ou uma reforma com menos impacto ambiental e sem dor de cabeça?! Vamos conversar.