Contratei um escritório de arquitetura, e agora?
Antes da “Execução e gerenciamento de obras”, há algo tão importante quando executar bem uma obra: o projeto e seus detalhamentos.
Aí vem a pergunta:
Além da entrega do projeto arquitetônico o que mais meu arquiteto faz por mim e pela minha obra?!
Em geral um escritório começa o seu projeto analisando os seguintes pontos:
- Analise das necessidades e funcionalidades do ambiente: quem utiliza, como e com que frequência.
- Relação com o meio em que a obra será inserida (posição do sol, vento, ruídos, fluxos e fatores externos)
- Análise das curvas de nível (onde o terreno está inserido e quais são suas condições), Ergonomia.
- Materiais e dimensionamento adequado
- Gostos particulares e referências do próprio contratante.
Com essas informações em mãos, o projeto é definido e entregue das seguintes formas:
(Citaremos nesse post um exemplo de um projeto residencial, podendo varias de acordo com as necessidades de cada cliente)
- Planta baixa: Indica a distribuição dos cômodos, layout mobiliário, medidas e áreas.
- Planta de piso: onde e como começar a colocação dos pisos e recortes.
- Planta de iluminação: pontos de luz e tipos de lâmpadas, permitindo assim, valorizar os aspectos da construção utilizando a iluminação adequada garantindo economia e conforto (esse não é o projeto elétrico).
- Elevações: é o que da a “cara” a sua construção, é através dessa etapa que você confere a fachada, fundos e demais aspectos externos da obra.
- Implantação: apresenta a obra de forma harmônica com o ambiente que ela será inserida, como árvores, muros já existem e afins.
- Planta de cobertura: Indica no desenho o telhado, calhas, rufos, caimento de água e detalhes importantes desse setor.
- Detalhamento de mobiliário: são os desenhos que indicam como deve ser o móvel, permitindo que o cliente visualize o ambiente como um todo e posteriormente a obra possa ser aplicada.
- Perspectiva: é nesse momento que você visualiza como ficará o projeto depois de finalizado, transformando os detalhes em o mais próximo da realidade possível.
- Projeto estrutural: Determina pontos importantes da edificação como, tipos de solo, altura da construção, uso dos ambientes e qual carga de peso cada espaço permite receber, medidas de segurança e o uso de materiais mais adequados para cada espaço.
- Projeto hidráulico: entrada, saída e pontos de distribuição de água, aproveitamento de água da chuva entre outros também podem ser apresentados nessa etapa (Norma ABNT relacionada: NBR 5626).
- Projeto Elétrico: Entrada e distribuição de eletricidade.
Além dos projetos que citamos a cima existe outros projetos que podem ser incluídos na entrega do projeto final, como projeto de ar condicionado e automação por exemplo, mas vale reforçar que cada projeto tem suas próprias demandas e necessidades, por isso, cada caso é um processo de criação e desenvolvimento totalmente diferente do outro, assim como você, sua casa e seus desejos são únicos, isso que faz com que cada projeto do nosso escritório, seja O SEU PROJETO.
Vamos conversar?